4 cuidados com o cabelo para começar já!
17/05/2021

Quem não deseja ter um cabelo hidratado, brilhante e macio? Esse com certeza é o desejo da maioria. Porém, em meio à rotina corrida que temos, nem sempre sobra tempo para dedicar aos cuidados com nossos cabelos, resultando em fios sem brilho, e com aspecto de ressecados. 

Por isso, separamos algumas dicas de cuidados simples, que podem ser incluídos no seu dia a dia, e que vão ajudar muito na saúde das suas madeixas. Confira. 

1. Na hora de lavar

Você sabia que a forma com que você lava os cabelos tem muito impacto no aspecto dele? Existe uma forma correta de fazer a higienização dos fios, sem agredi-los. A primeira dica é esfregar o shampoo com cuidado somente no couro cabeludo, poupando o comprimento dos fios .

Depois de utilizar o shampoo ideal para seu tipo de cabelo, não se esqueça de retirar o excesso de água antes de aplicar o condicionador, que atua como um selante, fechando as cutículas do fio e dando ao cabelo o aspecto de hidratação. 

A temperatura da água também é muito importante, e deve ser o mais fria que você conseguir aguentar, nem que seja apenas um jato de água fria no fim, apenas para finalizar.

2. Secando

Depois de lavados, chega a hora de secar os fios. Todos nós já sabemos que esse momento demanda cuidados especiais para que o cabelo não sofra mais agressões. Até a toalha utilizada pode te ajudar a cuidar dos cabelos, devendo ser de um pano macio preferencialmente de microfibra. Além disso, não esfregue os fios.

Secar naturalmente é o mais indicado, mas nem sempre é possível. Então, se for usar o secador, use sempre um protetor térmico nos fios e não deixe a temperatura muito alta. Evite ao máximo equipamentos térmicos como secadores, chapinhas e babyliss.

3. Faça tratamentos

Seguir as dicas passadas acima com certeza vai te ajudar muito a manter seus cabelos com brilho e, o mais importante, saudáveis, mas é natural que com o tempo ele necessite de tratamentos específicos. 

Atualmente, muita coisa pode, inclusive, ser feita por você mesmo, em casa. Máscaras de hidratação e nutrição são ótimas opções para um tratamento intensivo, mas, se seu cabelo já está muito tempo sem cuidados, é indicado fazer um cronograma capilar. 

Essa técnica consiste em alternar os tratamentos, utilizando máscaras com diferentes finalidades, para suprir todas as necessidades dos fios. Outro aliado na saúde dos nossos cabelos é o óleo de coco, que é muito usado para fazer a umectação em cabelos ressecados e sem vida.

4. Corte regularmente

Muitas mulheres, por exemplo, não gostam muito de ter que cortar os fios. Principalmente depois de todos esses cuidados, algumas sonham com os cabelos mais longos possíveis. Porém, realizar um corte regularmente vai te ajudar a conseguir esse objetivo.

Não importa quais os tratamentos feitos no cabelo, em algum momento ele vai perder a saúde e a até mesmo pelos danos causados por fatores externos como o sol, a poluição, maresia e o cloro. Nesse momento, apenas o corte das pontas vai fazer os fios se tornarem saudáveis novamente, afastando as pontas duplas e devolvendo a vitalidade, fazendo, inclusive, com que ele cresça mais.

Se você gosta dos cabelos compridos, saiba que não tem necessidade de fazer um corte muito grande, apenas tirar as pontas enfraquecidas já trará resultados positivos.

5 . Evite químicas 

Alistamentos e mudanças na cor dos cabelos, em especial as descolorações, danificam estrutura proteica interna do cabelo deixando-os mais finos, frágeis e menos elásticos, ou seja, mais propícios às quebras. Quando for inevitável realizá-los intensifique os cuidados com máscaras de hidratação e nutrição semanalmente. 

6. Invista em produtos de boa qualidade

Durante o período de maior exposição solar, proteger os cabelos com filtro solar em sprays e usar e abusar de chapéus que funcionam como uma barreira física.
Após os banhos de mar ou piscinas, lavar os cabelos com frequência com água corrente e reaplicar o protetor.

 

Gostou das dicas? Continue pelo nosso site e saiba mais.

Se preferir, nos mande uma mensagem!

    Todos os direitos reservados para Camila Caitano.Desenvolviodo por Salt.